top of page

Jornadas Qualifica – Orientar o futuro - 11/04/2018

O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Arganil realizou, no dia 11 de abril, no Auditório da Biblioteca Municipal Miguel Torga, as suas primeiras “Jornadas Qualifica”, atividade prevista no Plano Anual de Atividades do Agrupamento, com o tema aglutinador “Orientar para o futuro”.

Na sessão de abertura estiveram presentes a Dr.ª Teresa Silva, elemento da equipa de acompanhamento aos Centros Qualifica da Região Centro, o Sr.º Vereador da Educação, Eng.º Luís Almeida e a Srª Diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, Dr.ª Anabela Soares. Participaram, na atividade, diversos Centros Qualifica, adultos, alunos e professores.

Na parta da manhã, a Prof.ª Doutora Fernanda Bernardo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, proferiu uma comunicação intitulada “Uma Educação para a Responsabilidade – Levinas e a educação”.

De tarde, o Prof.º Doutor Luís Alcoforado, da Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação da Universidade de Coimbra falou sobre a “Aprendizagem ao Longo da Vida”, realçando o importante papel dos Centros Qualifica no movimento de educação e formação de adultos.

De seguida, procedeu-se à realização de uma mesa redonda com a presença de Coordenadores e Técnicos de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências, no sentido de proporcionar um espaço de partilha de saberes e boas práticas.

Finalmente, vários adultos que frequentaram o processo RVCC e estrangeiros que se encontram a frequentar o curso de Português para Falantes de Outras Línguas apresentaram o seu testemunho.




2 visualizações0 comentário
bottom of page