top of page

Associação sediada em Oliveira do Hospital formou 150 operadores de tractor em Arganil


A Associação Comercial e Industrial do Interior (ACII), sedeada em Oliveira do Hospital, promoveu no concelho de Arganil, ao longo deste ano, formação de Conduzir e Operar Tractores em Segurança (COTS) a cerca de 150 formandos ativos, de forma gratuita.

Em estreita cooperação com o Centro Qualifica de Arganil; Escola Secundária de Arganil; Junta de Freguesia de Folques e Junta de Freguesia do Sarzedo, a ACII promoveu ao abrigo do programa POISE, esta formação, neste concelho do distrito de Coimbra, que se enquadra e integra no Pinhal Interior Norte. Esta formação, obrigatória para todos os condutores que conduzem este veículo de forma particular ou profissional, permite-lhes ficar habilitados nesta categoria e averbar a mesma na carta de condução. “Esta é uma preocupação primordial da ACII, na segurança de todos os utilizadores, dado o número elevado de acidentes com vítimas mortais a lamentar”, refere a ACII.

A ACII alerta mais uma vez, que a partir de 1 de agosto de 2023, (data esta já prorrogada uma vez), os condutores habilitados para as categorias B que pretendam conduzir veículos agrícolas do tipo II e os condutores habilitados para as categorias C e D que pretendam conduzir veículos agrícolas do tipo III, têm que ter frequentado com aproveitamento esta ação de formação COTS (Conduzir e Operar com o Trator em Segurança) ou da equivalente UFCD (Unidade de Formação de Curta Duração), reconhecida nos termos do artigo 5.º do Despacho n.º 3232/2017, de 18 de Abril. Os titulares da carta de condução com as categorias T1, T2 e T3 não necessitam de frequentar esta ação de formação.

A ACII continua com a sua área de atuação nas formações de COTS, ainda este ano e no seguinte, nos concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, com a finalidade de certificar todos os condutores interessados.

2 visualizações0 comentário
bottom of page